24 abril 2010

Aconselhamento Racional-Emotivo

O Aconselhamento Racional-Emotivo ensina-o que é responsável pela resolução dos seus próprios problemas e ajuda-o a identificar e a abandonar crenças irracionais, que apenas reforçam as perturbações comportamentais presentes. Ele contribui para que elimine todos os mecanismos de defesa irracionais, substituindo-os por estratégias mais racionais de gestão do quotidiano.

As minhas funções são didácticas, tais como explicar, ensinar e reeducar. Ajudo-o a ter consciência dos seus pensamentos incoerentes e a perceber como estes se relacionam com os mecanismos de defesa utilizados. Ensino-o a mudar a sua forma de pensar e de se comportar, desafiando continuamente todas as suas crenças e convicções erradas. Organizo o atendimento, de modo a ajudá-lo a efectuar mudanças construtivas.

Lembro que os clientes são responsáveis por questionar e mudar os seus pensamentos auto-derrotistas e ilógicos.

Este aconselhamento incide nos questionamentos de natureza cognitiva, imaginária e/ou comportamental. Questiono-o, confronto-o e desafio-o, modelando e ensinando formas de pensar racionalmente. Um “combate lógico” obriga-o a utilizar constantemente as suas habilidades cognitivas. A didáctica, que inclui o uso de mini-aulas, analogias e parábolas, é mais utilizada quando já está mais familiarizado com a abordagem racional-emotiva. Neste modelo de aconselhamento, utiliza-se, também, técnicas comportamentais variadas, tais como o descondicionamento, o role-playing e o treino de assertividade.

Esta abordagem proporciona o questionar de crenças e valores que podem já não ser funcionais. Ao centrar-se nos pensamentos e na racionalidade (por oposição à expressão dos sentimentos), é bastante aceitável por diversos tipos de clientes.

Esta abordagem baseia-se no pressuposto de que todas as pessoas nascem com potencial, tanto para serem racionais como irracionais, estando esta tendência associada a uma maior ou menor incorporação/interacção com a programação do ambiente inicial (principalmente os pais). As crenças irracionais são mantidas por pensamentos ilógicos, absolutistas e negativistas que as pessoas verbalizam para si próprias incessantemente.

Uma das características deste processo terapêutico é o facto de se apoiar num modelo educacional de actuação. Neste sentido, ajudo-o a compreender-se melhor e a mudar o seu comportamento.

Abraço fraterno!

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