24 abril 2010

Relação de Aconselhamento

As condições a serem criadas, para se trabalhar no sentido dos objectivos estabelecidos serem atingidos - os quais irão levar a uma mudança - precisam estar assentes em oito componentes centrais, entendidos como qualidades ou atributos que procuram estruturar uma relação, na qual a sua mudança e crescimento podem ocorrer de forma segura:

1. A aliança terapêutica e o rapport (conformidade/harmonia) constituem a primeira componente facilitadora da estruturação da relação de ajuda. O rapport caracteriza-se pelo interesse genuíno entre o terapeuta e o cliente e deve ser estabelecido desde o início do contacto e mantido através da aliança terapêutica. Esta, por sua vez, refere-se à componente realista da relação estabelecida, ou seja, implica a definição de um trabalho construtivo e conjunto, com vista a dar resposta às suas necessidades;

2. A empatia é uma componente que pode assumir duas formas: empatia primária ou empatia avançada. A empatia primária envolve a minha capacidade de entrar no seu mundo, “como se eu fosse o cliente” , bem como a minha capacidade de comunicar-lhe, eficazmente, essa compreensão. A empatia avançada permite que eu comunique consigo a compreensão do que fiz, de forma indirecta, isto é, do que está implícito nas suas palavras. Caracteriza-se por um nível mais profundo de exploração e implica uma maior prontidão sua para tomar consciência dos significados implícitos de temas mais profundos;

3. A congruência e a autenticidade implicam o ser verdadeiro e transparente na relação consigo, em que o que é expresso externamente está de acordo com a minha experiência interna;

4. A presença e a atenção implicam o meu envolvimento na comunicação consigo e são um meio através do qual eu comunico e reforço a minha aceitação, rejeição ou indiferença face às suas experiências;

5. O apreço visa essencialmente fomentar o desenvolvimento de uma relação ao nível emocional consigo e a expressão de sentimentos. É a expressão máxima do envolvimento que caracteriza o aconselhamento;

6. O respeito e a consideração positiva incondicional são atitudes que reflectem a aceitação tal como é, com a sua realidade e experiências próprias. Esta componente tem como objectivo conduzi-lo ao crescimento e à autonomia. Não existe julgamento. A minha aceitação é o primeiro passo para a auto-aceitação e este é por sua vez o primeiro passo para uma mudança;

7. A convicção é uma condição minha inerente, fomentando um clima de esperança e entusiasmo face à mudança. Eu acredito no que digo e faço, comunicando uma dinâmica de mudança e envolvimento consigo;

8. A auto-actualização é a oitava das qualidades do processo e significa o compromisso que tenho com o crescimento pessoal, que permite a minha compreensão e aceitação de si e dos outros, ao mesmo tempo que espelho para si a sua vontade de continuar a crescer e a arriscar novos comportamentos.

Estabeleça uma relação de qualidade com a Soluções Plus, pois é de extrema importância que tal suceda para o processo de aconselhamento. Juntos, criamos uma relação única!

Abraço fraterno!

Contactos

Av. da República, nº 2503, 3º andar, sala 33, 4430-208 V.N.Gaia
Campo 25 de Abril, nº 282, 1º andar, sala 9, 4750-127 Barcelos
Tel.: 220 144 606 Tlm.: 919 879 957
E-mail: saudeclinic@gmail.com