24 abril 2010

Implementação de um Plano de Tratamento

Em termos gerais, a implementação de um plano de tratamento requer que as componentes básicas deste estejam definidas na sua elaboração, o que inclui pelo menos quatro níveis e etapas de elaboração diferentes:

Descrição do problema

Ajudar o cliente a identificar claramente os problemas que necessitam de ser resolvidos, a dar exemplos específicos de como cada problema foi evidenciado, sendo os problemas identificados a partir da avaliação clínica e psicossocial.

Juntos, devemos formular objectivos provisórios, directamente relacionados com a definição dos problemas e com a natureza da relação, que serão modificados pela melhor compreensão do foco do problema ou do esclarecimento do verdadeiro problema em causa, que pode não corresponder necessariamente àquele trazido por si.

Objectivos globais ou metas
Declaram qual a direcção ou condição que se pretende atingir através do tratamento, podendo ser atingíveis a longo prazo e, assim, fornecem uma orientação geral.

Não é obrigatório que objectivos gerais ou metas sejam definidos em relação ao tempo ou aos recursos existentes, nem que sejam totalmente atingíveis, mas estes devem expressar um estágio último desejado em relação ao qual as acções e recursos disponíveis serão direccionados.

De acordo com uma definição consensual de aconselhamento, os objectivos globais ou metas são a expressão última da realização das mudanças advindas do processo de aconselhamento e que envolvem uma ou mais áreas da vida do cliente: comportamento; constructos pessoais; capacidade de ser bem sucedido nas situações da vida; conhecimento e habilidade para tomar decisões (Patterson, 1988).

Objectivos específicos

Dizem respeito ao cumprimento de um processo, com resultados práticos, visíveis e identificativos que contribuem para vir alcançar o objectivo global ou meta. A sua função é a de fornecer um enquadramento que permita avaliar o progresso e sucesso das etapas do seu tratamento, bem como dar uma sequência metodológica e prioridade aos assuntos por si apresentados.

Definir um objectivo específico implica uma série de características que são descritas através da mnemónica “SMART” (ESMART”), como se pode ver na tabela.

Critérios para a definição de objectivos específicos

Definições:

Específico (Specific): Deve ser claro, circunscrito e bem definido, de modo a ser facilmente apreciável e compreensível

Mensurável (Mensurable): Deve ser definido em termos quantitativos e qualitativos para que o resultado possa ser medido ou avaliado segundo alguns indicadores definidos.

Atingível (Available): Deve ser totalmente possível de executar e ao seu alcance. Depende de uma abordagem que permita relacionar acção desenvolvida e o efeito desejado e definido.

Realista (Realistic): Deve representar um desafio, mas ser consistente. Deve estar relacionado com a realidade do processo pelo qual passa e ser relevantes para o seu desenvolvimento e as suas responsabilidades.

Temporalmente limitado (Time limited): Deve ser definido em relação ao período de tempo disponível para a concretização de cada objectivo estipulado.

Tarefas operacionais e metodologias utilizadas

São instrumentos práticos que ajudam a atingir o objectivo específico, em termos de acções ou de processos didácticos que correspondem ao que se pretende que alcance. Desta forma, permitem a verificação da acção através da sua execução. A precisão em relação a atingir um objectivo específico aumenta, quanto maior for o número de indicadores que medem o sucesso de uma tarefa executada e o número de vezes que a tarefa, ou tarefas similares, forem executadas.

Da mesma forma, a variação das metodologias utilizadas na concretização de tarefas relacionadas com um mesmo objectivo específico permite uma maior oportunidade deste ser alcançado efectivamente. Todavia, devem-se tomar precauções para que as tarefas exigidas estejam estritamente relacionadas com os objectivos específicos pretendidos.

Por último, a correspondência entre os objectivos e as tarefas terá grandes hipóteses de ser identificada como exacta, se o comportamento, as condições e os resultados antecipados no objectivo específico estiverem presentes na realização das tarefas e nos indicadores de sucesso, mesmo que apenas a título pedagógico.

Exemplos de tarefas e metodologias de trabalho com clientes
Tarefas escritas e lidas;
Execução de diários;
Inventários e cartas;
Leituras e trabalhos de reflexão;
Palestras assistidas e discutidas;
Abordagens de reflexão individuais e em grupo terapêutico;
Produção de planos de acção para situações de vida específicas a serem executados por si;
Outras.

Abraço fraterno!

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