24 abril 2010

Análise Transaccional

A Análise Transaccional liberta-o dos seus scripts de vida e dos jogos psicológicos, de forma a tomar novas decisões, baseadas numa nova percepção de si, da sua vida e dos outros, e a ser responsável pelas suas escolhas.

A estrutura da personalidade é formada por três Estados do Ego: o “pai”, o “adulto” e a “criança”. Cada estado do Ego dispõe de formas particulares de pensar, sentir e agir, que são visíveis. A análise das transacções (análise inter-pessoal) refere-se a um modelo de comunicação e de relação social. O jogo psicológico refere-se a uma série de transacções com uma motivação oculta e geradora de problemas. O script é um plano para a vida decidido na infância, em geral não-consciente. Contém as decisões que foram tomadas, em criança, baseadas nas mensagens das figuras significativas e de autoridade, nas interpretações da criança e nas suas fantasias.

Esta análise prevê quatro posições existenciais básicas:

1) Eu sou OK – Você é OK
2) Eu sou OK – Você não é OK
3) Eu não sou OK – Você é OK
4) Eu não sou OK – Você não é OK

As posições determinam como nos sentimos sobre nós próprios e como nos relacionamos com os outros.

O meu papel é didáctico, diagnosticando os estados do ego e ensinando-o a identificá-los, a reconhecer os jogos e a analisar as suas transacções com os outros, assim como o seu script de vida. Neste ponto, sou um agente/promotor da mudança e da mobilização de recursos, treinando-o e orientando-o na elaboração do seu contrato.

Comigo, constrói o seu próprio contrato e assume um papel activo e de iniciativa, comprometendo-se a cumprir, na prática, com os termos e os objectivos do mesmo. Na Análise Transaccional, são utilizadas técnicas do contrato, mas também de análise dos estados do ego, das transacções, do script e das posições existenciais, através da descrição da história de vida, observação, descrição e interpretação das interacções comigo realizadas, role-play, terapia da re-decisão e análise funcional dos estados do ego.

O método contratual enfatiza a responsabilidade das partes e previne a imposição de valores que sejam incongruentes com os seus. Esta análise valoriza o impacto do ambiente cultural e social no desenvolvimento da pessoa, sem subestimar a capacidade para mudar e ser responsável. É um modelo de personalidade simples que facilita a compreensão e o estudo sobre a complexidade do fenómeno humano. Trata-se de uma nova linguagem na Psicologia, tecnicamente menos sofisticada e padronizada, mas “pública” e criativa. Tem uma divulgação privilegiada na área da Psicologia Social e Organizacional.

Abraço fraterno!

Contactos
Av. da República, nº 2503, 3º andar, sala 33, 4430-208 V.N.Gaia
Campo 25 de Abril, nº 282, 1º andar, sala 9, 4750-127 Barcelos
Tel.: 220 144 606 Tlm.: 919 879 957
E-mail: saudeclinic@gmail.com